domingo, 7 de agosto de 2011

Alguns minutos na loja... e um show de falta de educação

Sábado de sol, liquidação na loja e um bando de mulheres querendo pechinchar. Até aí, nada demais. Fui lá e catei nas araras aquilo que me interessava. Sem muitas escolhas, apenas queria gastar meu vale-troca que tava quase rasgando dentro da carteira e venceria em alguns dias, depois de ser emitido há alguns meses.

Daí vem a pior parte: A fila. Todo mundo sem paciência, rezando pra que chegue a sua vez. Umas com uma peça, outras renovando um guarda-roupa inteiro. Escuto a moça da frente bufando, a de trás reclamando, as que ainda nem entraram na fila se apavorando com o que iam enfrentar logo mais. Mas peraí: se tu não quer isso, não pode nem cogitar a possibilidade de ir numa loja liquidando em pleno sábado! Então fica em casa, compra pela internet e seja feliz.

Enquanto a gente fica na fila, observa milhares de coisas. Além de acompanhar diálogos de todas as espécies, assiste outras desesperadas catando as peças que ainda ficaram nos mostruários. Não são poucas as vezes que, de tanto mexer nos cabides, as roupas são derrubadas no chão. Sabe quantas pessoas eu vi juntando as roupas depois de deixa-las cair das araras? Nenhuma!!! Era mais fácil elas levantarem os pés e seguirem o rumo. Ah sim! Elas não pisaram nas peças, se preocuram em pular por cima (!) mas ainda vi uma que chutou para um cantinho e seguiu a vida normal.

Voltando pra fila...UFA! Chegou a minha vez. Eu estava ali, atrás daquela faixa amarela no chão, que diz pra aguardar o chamado. Sim!! Ela serve pra avisar que se tu passas além dela, estás invadindo o espaço do outro que está comprando, usando cartão, senha, etc. É que alguns não sabem disso, principalmente em bancos. Às vezes eu chego a sentir o calor do corpo da pessoa de trás enquanto saco meu dinheiro e reviso meu saldo, que só diz respeito a mim.

Pois bem...na loja. Quase sendo chamada, chega uma menina, bem grandinha, que olha pra mim e diz: "Moça, se eu te der o dinheiro, tu passas isso pra mim? É a vista, e é só isso." Pelo menos ela ia me dar o dinheiro...pensei que ia me pedir pra pagar pra ela!!! Eu então olhei bem pra ela e fiz uma expressão de total negação, quase sem conseguir falar de tão sem graça...por ela! A moça de trás falou por mim: "Assim é difícil, a gente já tá aqui há uma hora e tu queres passar na frente?" Com essa, ela saiu. Eu e a companheira de fila trocamos umas palavras sobre o ocorrido, e o "namorado-advogado" da menina resolveu expressar sua indignação: "Não custa perguntar. Podia ser educada!" Hein??? Estamos falando de educação??? Ok, então quem sabe explicar primeiro pra ELA o que é educação?! Tudo bem, a tentiada é livre, mas, como eu disse pra ele assim que escutei a reclamação, faltou bom-senso e cidadania pra garota. Será que ela não olhou pra trás de mim e viu um monte de mulheres, donas de casa, idosas, com uma só peça na mão (como ela), loucas pra pagar a mercadoria e ir embora?? Por que então ELA seria privilegiada e passaria na frente de todas, sem nem entrar na fila?? Estava passando mal? Acho que não, se não nem iria querer estar fazendo compras.

Não sei se ela refletiu sobre a coragem de me pedir pra pagar a mercadoria pra ela, mesmo com várias pessoas atrás de mim querendo fazer o mesmo. Não sei se eu exagerei, tanto na hora como agora. Mas sei que se eu estivesse lá no final da fila, não ia gostar nadinha de saber que alguém estava furando. E que se outras resolvessem fazer como ela, o tempo de espera na fila iria aumentar consideravelmente.

Às vezes eu espero demais do outro. Na verdade eu espero o essencial.

Boa semana! E se forem às compras: Sejam pacientes!

Nenhum comentário: